Algumas Palavras

Sobre Mim

Ana Paula Rocha

Em cada projecto a importância de um pormenor.

A visualização de um todo.

Viver com muita paixão todos os meus trabalhos.

Ver cada trabalho como uma nova aprendizagem, um processo sempre novo, quer de criação, quer de relacionamento com os atores e a equipa.

Olhar para todos os trabalhos como um desafio novo, tentar criar algo sempre diferente e não cair na tentação de seguir sempre a mesma linha estética.

Organizar, estudar, investigar, assistir a ensaios de leitura, pensar, desenhar muito, errar… até encontrar a imagem certa.

Estas são algumas das minhas características e método de trabalho.

Ana Paula Rocha - Foto de Perfil - Preto e Branco
Ana Paula Rocha - Mãos a desenhar
O Meu Percurso

Ana Paula Rocha

Desde muito cedo adquiri o gosto de desenhar.

Em criança executava maquetes com cartolinas e papéis, criava bonecas de papel com roupas e pintava as paredes do meu quarto com murais. Preferia estes trabalhos a brincar com os tradicionais brinquedos.

Andei à descoberta do meu caminho…depois de concluir o 12º ano na área de arte e design ingressei no curso de estilismo industrial, da Escola de Moda de Lisboa. Nessa altura já tinha participado como estilista em alguns desfiles de moda e já fazia a minha roupa. Acreditava estar no caminho certo. Conclui o curso de 3 anos e tive a oportunidade de estagiar no gabinete português de moda, Promostyl em Paris e no gabinete de estilismo de uma marca nacional (Tiagu´s).

Podia, nesta altura, ter o início de uma carreira promissora, mas senti que tinha errado na profissão. Sentia que tinha de expandir a minha criatividade.

Sempre gostei muito de ler. Ao ler criamos mundos e imagens que não existem, a leitura oferece viagens a mundos imaginários, a realidades paralelas, na nossa mente imaginamos as imagens que quisermos. Somos livres para criar. Tal como o teatro, como uma reflexão de um pensamento, gerador de imagens e emoções que são transmitidas ao espectador.

Foi através do teatro e da Escola Superior de Teatro e Cinema que encontrei o meu caminho.

Assim que acabei o curso comecei logo a trabalhar, primeiro em televisão e logo a seguir em teatro, onde confirmei a minha paixão por esta arte.

Consequência do meu gosto pela leitura, prazer pelo estudo e investigação, regressei à Faculdade para concluir a licenciatura e posteriormente o mestrado em Teatro e Educação.

Sempre me interessou como o teatro modifica e interage em comunidades, especialmente junto de jovens e crianças.

O meu percurso foi sempre um crescente de muito trabalho na área, tendo tido o privilégio de trabalhar com grandes encenadores portugueses e internacionais.

Pelo meio surgiu o amor pelo cinema. Pela grande arte que através do écran nos dá imagens e emoções de grande proximidade. Pelo mundo da ilusão, onde criamos imagens muitas vezes através de outros artifícios, pela grande família que nos tornamos ao trabalhar em cinema.

Recentemente ao fundar com amigos a Tribo de Palco, associação juvenil de produções artísticas, desenvolvi o interesse que sempre esteve presente, através do teatro e de várias formas arte, oferecer formação e experiências artísticas a jovens através de projectos inéditos, fomentando sempre a criatividade e os valores não só do teatro como do espírito de equipa e partilha.

Julgo ser alguém motivado e apaixonado pelo meu trabalho. Dedico-me com a minha alma a todos os projectos desde sempre e até hoje. Ambiciono continuar assim e ir ainda mais longe…

Dados Pessoais:

Nome: Ana Paula Rocha
Data de Nascimento: 10 de Junho de 1972.
Telefone (s): +351 91 946 43 64
E-mail: anapaularocha7@gmail.com

Presidente da Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN)

Membro da Academia Portuguesa de Cinema

Habilitações Literárias:
  • Mestrado em Teatro e Comunidade, ministrado pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com média de 17 valores
  • Licenciatura em Design de Cena, na Escola Superior de Teatro e Cinema, com média final de 17 Valores
  • Curso de Estilismo Industrial na Escola de Moda de Lisboa – EP Magestil, com a média final de 15 Valores – 1990/93
  • 12º Ano na área de Arte e Design.
Experiência Profissional:
Trabalhos Realizados em Cinema
  • Direção de arte da curta-metragem “Carnaval sujo”, de José Miguel Moreira, produção Vasco Jusoé, Outubro 2018
  • Direção de arte da longa-metragem “Gelo”, de Luís Galvão Teles, Fado Filmes, Janeiro a Abril 2014
  • Direção de arte do Documental ficcionado “O fantasma do Novais”, realizado por Margarida Gil, para a Guimarães Capital Europeia da Cultura, Janeiro 2012
  • Direção de arte do projecto fílmico “Sentimentos”, realizado por Hélio Félix, Novembro 2011
  • Direção de arte do Filme “A morte de Carlos Gardel”, realização de Solveig Nordlund, produzido pela Fado Filmes, vencedor do prémio melhor filme ibero-americano no 30º Festival de Cinema do Uruguai, 2010
  • Direção de arte para a curta-metragem de Solveig Nordlund “Espelho Lento”, – prémio de melhor drama no VI festival de curtas – metragens Downtown de Nova Iorque, produção Âmbar Filmes, Junho 2009
  • Direção de arte para a curta-metragem de Margarida Gil “Perdida Mente”, produção Âmbar Filmes, Abril/Maio 2009 – prémio de melhor argumento de longa-metragem de produção internacional, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Independente de Nova Iorque
  • Direção de arte para o documentário “Sobre o lado esquerdo”, com realização de Margarida Gil, produção da Âmbar Filmes, Abril 2007
  • Direção de arte da curta-metragem “O Beijo”, com realização de Solveig Nordlung, produzido pela Âmbar Filmes, Junho de 2005
  • Direção de arte da curta-metragem “Da minha Janela”, com realização de Pedro Caldas, Outubro de 2003
  • Direção de arte da curta-metragem “Fugiu de Casa”, com realização de Solveig Nordlung, produzido pela Âmbar Filmes, Junho de 2003
  • Direção de arte do filme “A Filha”, com realização de Solveig Nordlung, produzido pela Âmbar Filmes, de Abril a Setembro de 2002
  • Chefe de Guarda-Roupa do filme “Querença”, com realização de Edgar Feldman, produzido pela Suma Filmes, de Fevereiro a Março de 2002
  • Assistente de decoração de João Calvário no Filme “António, Um Rapaz de Lisboa”, de Jorge Silva Melo, com produção da fábrica de Imagens, de Maio a Junho de 1999
  • Figurinista do telefilme “A Noiva”, com realização de Luís Galvão Teles, produzido pela SIC/Animatógrafo II, Dezembro 1999
  • Direção de arte para curta-metragem “Uma voz na Noite”, realizada por Solveig Nordlung com Isabel de Castro, Fevereiro de 1998
Trabalhos Realizados em Teatro
  • Figurinos para a peça “Reinar depois de morrer”, encenação de Ignacio Garcia, Companhia de teatro de Almada/Companhia Nacional de Teatro Clássico de Madrid, Outubro a Janeiro 2019/2020
  • Figurinos e cenografia para a peça “Fronteira fechada”, encenação de Rui Dionísio, no teatro Ildefonso Valério, Novembro 2019
  • Figurinos para a peça “A Golpada”, encenação de João Lourenço, teatro Aberto, Junho 2019
  • Figurinos e cenografia para a peça “Sonho de uma noite de Verão”, encenação de Simon Frankel, pela Lisbon Film Orchestra, no Tivoli, Maio 2019 (adaptação da peça de 2017)
  • Figurinos e cenografia para a peça “Monólogos da Vagina”, encenação de Paulo Sousa Costa, Teatro Armando Cortês, Março 2019
  • Figurinos e cenografia para a peça “Casal Aberto”, encenação de Rui Dionísio, Teatro Estúdio Idelfonso Valério, Alverca, Janeiro 2019
  • Figurinos e cenografia para a peça “Private Lives”, encenação de Suzana Borges, auditório Casino Estoril, Janeiro 2019
  • Figurinos e cenografia para a peça “Madagáscar”, encenação de Paulo Sousa Costa, auditório Casino Estoril, Dezembro 2018
  • Figurinos para a peça “A Verdade”, encenação João Lourenço, Teatro Aberto, Novembro 2018
  • Figurinos para a peça “A Mentira”, encenação João Lourenço, Teatro Aberto, Novembro 2018
  • Figurinos para a peça “O mártir”, encenação Rodrigo Francisco, Companhia de Teatro de Almada, Outubro 2018
  • Figurinos para a peça “Nuvens”, encenação, Rui Mário, Grupo de teatro Tapafuros, Outubro 2018
  • Figurinos e cenografia para a peça “Faz-te Homem”, encenação de Paulo Sousa Costa, Teatro Armando Cortês, Setembro 2018
  • Figurinos e cenografia para a peça “Grease”, encenação de Paulo Sousa Costa, Casino Estoril, salão preto e prata, Setembro 2018
  • Figurinos e cenografia para a peça “Peter Pan”, encenação de Vera Alves – Alma Studio, Junho 2018, casino Estoril, salão preto e prata
  • Figurinos para a peça “Cyrano de Bergerac”, encenação, Rui Mário, Grupo de teatro Tapafuros, Quinta da Regaleira, Junho 2018
  • Cenografia para o musical “Sobre rodas”, encenação João Ascenso, auditório Boa Nova, Maio 2018
  • Figurinos para a peça “O rapaz de bronze”, encenação, Rui Mário, Grupo de teatro Tapafuros, Maio 2018
  • Figurinos e cenografia para a peça “5 lésbicas e 1 quiche”, encenação de Paulo Sousa Costa, Abril 2018, Teatro Armando Cortês
  • Figurinos para a peça “2º capitulo”, encenação de Nádia Santos, Teatro da Luz, Janeiro 2018
  • Figurinos e cenografia para a peça “O último dia de um condenado”, com Virgílio Castelo, encenação de Paulo Sousa Costa, Teatro Armando Cortês, Dezembro 2017
  • Figurinos e adereços para a peça “Pocahontas”, encenação de Paulo Sousa Costa, nos cinemas do Corte Inglês, Novembro 2017
  • Figurinos para a peça “O cerco de Lisboa”, encenação de Ignacio Garcia, no Festival de Almada, 5 de Julho de 2017
  • Cenário e figurinos para a peça “Bonecos de luz”, encenação de Rodrigo Francisco, no Fórum Romeu Correia, Março 2017
  • Adaptação de cenário e figurinos da peça “39 degraus”, encenação de Claudio Hochman, Funchal, Março 2017
  • Cenário e figurinos para a peça “Sonho de uma noite de verão”, encenação de Simon Frankel – Lisbon Film Orchestra, no Tivoli BBVA, Fevereiro 2017
  • Cenário e figurinos para a peça “Vanya, Sonia, Masha and Spike”, encenação de Paulo Sousa Costa, no Teatro Armando Cortês, Fevereiro 2017
  • Cenário e figurinos para a peça ““A noite da Liberdade”, encenação de Rodrigo Francisco, na Companhia de Teatro de Almada, Dezembro 2016
  • Cenário e figurinos para a peça “A mãe biológica de Marylin Monroe”, encenação de Paulo Sousa Costa, no Teatro Armando Cortês, Outubro 2016
  • Cenário e figurinos para a peça “As Vedetas” no Cinema S.Jorge, encenação de Paulo Sousa Costa, Agosto de 2016
  • Consultoria/trabalho de envelhecimento de guarda-roupa com a figurinista Deborah Macias na peça “Não d´amores” Companhia de Teatro de Almada, encenação Ana Zamora, Junho de 2016
  • Cenário e figurinos para a peça “América Suitamérica” na Companhia de Teatro dos Aloés, encenação de Rui Mendes, Junho de 2016
  • Figurinos para a peça “Tragédia optimista” na Companhia de Teatro de Almada, encenação de Rodrigo Francisco, Dezembro de 2015
  • Cenário e figurinos para “Allô Allô” no Teatro da Trindade, encenação de Paulo Sousa Costa e João Didelet, Novembro de 2015
  • Cenário e figurinos para “D. Giovanni” no Teatro Thalia, encenação de Paulo Sousa Costa, Agosto de 2015
  • Cenário e figurinos para o musical “Alice no país das maravilhas” nos cinemas Corte Inglês, encenação de Paulo Sousa Costa, Abril de 2014
  • Cenário e figurinos para a peça “Kilimanjaro” na Companhia de Teatro de Almada, encenação de Rodrigo Francisco, Dezembro de 2014
  • Cenário e figurinos para o musical “A bela e o monstro” no Teatro da Trindade, encenação de Paulo Sousa Costa e João Didelet, Novembro de 2014
  • Cenário e figurinos para a peça “O Mandarim” na Companhia de Teatro de Almada, encenação de Teresa Gafeira, Novembro de 2014
  • Cenário e figurinos para a peça “Casado à força” no Teatro Thalia, encenação de Paulo Sousa Costa, Junho de 2014
  • Cenário e adereços para a peça “Jantar de família” no Teatro Rápido, encenação de José Carlos Garcia, Dezembro de 2013
  • Cenário e figurinos para a peça “A Noite”, de Saramago no Teatro da Trindade, encenação de José Carlos Garcia, Novembro de 2013
  • Adaptação de figurinos para a peça “Zorro”, no Teatro da Trindade, encenação de Rui Melo, Novembro de 2013
  • Cenário e figurinos para a peça “Em Direcção aos céus” no Teatro de Almada, encenação de Rodrigo Francisco, Novembro de 2013
  • Cenário e coordenação artística do “Barco dos piratas”, projecto teatro para o Colégio Marista Carcavelos, Maio de 2013
  • Cenário e figurinos para a peça “Negócio fechado” no Teatro de Almada, encenação de Rodrigo Francisco, Março de 2013
  • Cenário para a peça infantil “O nome dos gatos” no Teatro de Almada, encenação de Teresa Gafeira, Fevereiro de 2013
  • Cenário e figurinos para a peça “Cenas da vida conjugal” no Teatro Nacional D. Maria II, encenação de Solveig Nordlund, Setembro 2012
  • Cenário e figurinos para a peça “Laurel and Hardy vão para o céu” nos Recreios da Amadora, encenação de Jorge Silva, Teatro dos Aloés, Junho 2012
  • Cenário e figurinos para a peça “Dança de roda” no Teatro de Almada, encenação de Rodrigo Francisco, Março de 2012
  • Cenário e figurinos para a peça “Do Amor” no Teatro de Almada, encenação de Solveig Nordlund, Julho de 2011
  • Cenário e figurinos para a peça “Falar a verdade a mentir” no Teatro de Almada, encenação de Rodrigo Francisco, Fevereiro de 2011
  • Cenário e figurinos para a peça “Hanjo” no Teatro da Comuna, encenação de Paulo Lage, 2 de Setembro 2010
  • Cenário e figurinos para a peça “A lição dos Aloés”, encenação de José Peixoto no Festival de Almada, Julho 2010
  • Cenário e figurinos para a peça “O que faz falta” no Teatro Villaret, encenação de Cláudio Hochman, 18 de Março 2010
  • Cenário e figurinos para a peça “Banjazz – um bichinho esquisito” na Blackbox CCB, Projecto de Maria Morbey, encenação de Ricardo Gageiro, 24 de Fevereiro 2010
  • Cenário e figurinos para a peça “La musica” no Pequeno Auditório CCB, encenação de Solveig Nordlund, 21 de Janeiro 2010
  • Cenário e figurinos para a peça “Facas nas galinhas” nos Recreios da Amadora, encenação de José Peixoto, Teatro do Aloés, Novembro 2009
  • Cenário e figurinos para a peça “Contracções” na Culturgest, encenação de Solveig Nordlund, Julho 2009
  • Cenário e figurinos para a peça “Menina Júlia” no TNDMII, encenação de Rui Mendes, 16 de Abril 2009
  • Cenário para a peça “D. Raposa e as suas histórias” no Teatro Municipal de Almada, encenação de Teresa Gafeira, 21 de Fevereiro 2009
  • Cenário e figurinos para a peça “Os Maias no Trindade” no Teatro da Trindade, encenação de Rui Mendes, 28 de Janeiro 2009
  • Cenário e figurinos para a peça “Antílopes” Sala experimental do Teatro Municipal de Almada, encenação de Solveig Nordlund, 6 de Novembro 2008
  • Cenário e figurinos para a peça “Canção do Vale”, Sala Estúdio TNDM II, encenação de Jorge Silva – Teatro dos Aloés, 30 de Outubro 2008
  • Cenário e Figurinos para a peça “Roupa Suja”, com encenação do Teatro dos Aloés, Recreios da Amadora Maio 2008
  • Cenário e Figurinos para a peça “Fungágá MP3”, com encenação de Cláudio Hochman, Teatro Villaret Março 2008
  • Cenografia para a peça “A Gorda”, com encenação de Amândio Pinheiro, Teatro Villaret, Março 2008
  • Cenografia para a peça “Sonho de uma noite de Verão”, com encenação de Claúdio Hochman, no TNDMII, Setembro 2007
  • Figurinos para a peça “A minha mulher”, com encenação de Solveig Nordlund, no TNDMII, Setembro 2007
  • Cenário e Figurinos para a peça “A Desobediência”, com encenação de Rui Mendes, no Teatro da Trindade, Outubro 2007
  • Cenário e Figurinos para a peça “Vermelho Transparente”, com encenação de Rui Mendes, no TNDMII, Outubro 2006
  • Cenário e Figurinos para a peça “Três num Baloiço”, com encenação de José Peixoto, Junho 2006
  • Membro da Organização do projecto Portugal Fashion (Associação Nacional dos Jovens Empresários), desde Abril de 2003 até Abril 2007
  • Coordenadora de Produção dos Artistas Unidos, de Março a Maio 2004
  • Adjudicação da 1ª fase do concurso para alteração/modernização do fardamento do Exército Português, Outubro de 2002
  • Cenário e Figurinos para a peça “O Homem ou é tonto ou é mulher”, encenada por Manuel Wiborg, A Capital – Artistas Unidos, Março de 2002
  • Cenário e Figurinos para a peça “As regras da atracção”, de Bret Easton Ellis, encenada por Manuel Wiborg, que inclui uma curta-metragem realizada por Jorge Kramez, Culturgest de Setembro a Novembro de 2001
  • Figurinista da Sitcom “Cuidado com as aparências (3ª e 4ª série)”, produzido pela D&D Audiovisuais/SIC, de Abril a Agosto 2001
  • Integrou a equipe de cenários e figurinos dos Artistas Unidos, no espaço A Capital, de Novembro 2000 a Abril 2001
  • Cenário e Figurinos para a peça “Lá ao fundo o Rio”, de José Maria Vieira Mendes, encenada por Manuel Wiborg, Teatro Malaposta, Setembro de 2000
  • Trabalhou com Rita Lopes Alves e Isabel Nogueira nos cenários e figurinos dos Artistas Unidos, no espaço A Capital, em peças como: “Ruído”, um projecto de Joaquim Horta; “Não Sei”, um projecto de Miguel Borges; “Agá-o-piolho”, encenação de António Simão; “Godot”, com encenação de João Fiadeiro; “Navio dos Negros”, texto e encenação de Jorge Silva Melo (estreia no Grande Auditório da Culturgest); entre outras, de Janeiro a Julho 2000
  • Figurinos para a peça “As Borboletas são para os engenheiros agrónomos”, de Manuel Martinez-Midiero, encenada por Prof. Dr. José Oliveira Barata, estreia no Festival de Teatro em Badajoz, Novembro 1999
  • Assistente de Cenografia para a peça “Torquato Tasso”, de Goethe, encenada por Jorge Silva Melo, Acarte, 30 de Setembro 1999
  • Cenografia para a peça “Crime e Castigo”, de Dostoievsky, encenação de Manuel Wiborg, Teatro Taborda, em 9 de Setembro 1999
  • Cenografia para a peça “Não há nada que se coma II”, de Francisco Pestana, encenação de Rui Luís Brás, Teatro da Trindade, Abril de 1999
  • Cenografia para a peça “Dois Homens”, de José Maria Vieira Mendes, encenação de Luís Gaspar, Teatro da Comuna, em Março de 1999
  • Assistente de Cenografia para a peça “Selva nas Cidades”, de Bertold Brecht, encenada por Jorge Silva Melo, Teatro da Comuna, Janeiro de 1999
  • Assistente de Cenografia para a peça “Universos e frigoríficos”, de Jacinto Lucas Pires, encenada por Manuel Wiborg, no Pequeno Auditório do C.C.B., Setembro de 1998
  • Assistente de Cenografia e Figurinos para a peça “As Canções de Bertold Brecht”, encenada por Jorge Silva Melo, Junho de 1998
  • Assistente de Cenografia para a peça “A Queda do Egoísta Johann Fatzer”, encenada por Jorge Silva Melo. No Teatro Variedades, produção do Teatro Nacional D. Maria II e EXPO 98 – Festival dos 100 Dias, 29 de Abril de 1998
  • Cenografia e Figurinos para a peça “A Noite é a Mãe do Dia”, encenada por Solveig Nordlung, com Mário Jacques, Lia Gama, Diogo Dória e Ivo Canelas. Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, 8 de Janeiro 1998
  • Cenografia e Figurinos para a peça “Il Campiello”, encenada por José Peixoto. No Teatro da Malaposta, 11 de Dezembro 1997
  • Júri das Marchas Populares de Lisboa, como figurinista em Junho 1997
  • Figurinos da Sitcom “O Bom Baião”, com João Baião, Rita Salema, Margarida Carpinteiro e Cristina Cavalinhos, produzido pela Z.M., Maio a Dezembro 1997
  • Pintura cenográfica para a série televisiva “Riscos”, Abril 1997
  • Figurinos da Sitcom “Cuidado com o Fantasma”, com Carlos Cunha, Duarte Vítor, Rosa Villa e Maria João Sobral, produzido pela Z.M., Outubro 1996 a Janeiro 1997
  • Execução de adereços especiais, Assistente de cenografia e figurinos de Helena Reis para o programa de televisão “Era uma vez”, com Marina Mota, produzido pela Z.M., Setembro 96 a Março de 1997
  • Cenografia da peça “Não há nada que se coma”, de Francisco Pestana, 1º Prémio do Concurso de Dramaturgia. Encenada por Rui Luís Brás, com o Grupo de Teatro A Barraca, em exibição no Teatro – Cinearte, Fevereiro 1994
  • 3ª Classificada no Concurso de Moda, produzido por Show Moda, Paço d´Arcos, 20 Outubro 1990
  • 5ª Classificada no Concurso de Moda, produzido por Show Moda, Oeiras. 19 Junho 1990
Estágios:
  • Estágio no Gabinete Português de Moda, com colaboração na FIL Primavera/Verão 1994, de Fevereiro a Março 1993
  • Estágio no Gabinete de Moda Promostyl, Paris, Dezembro 1993
  • Estágio no Gabinete de Estilismo da marca Tiagus – Confecção de Senhora, de Julho a Outubro 1993